É definida como Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN a área de domínio privado, a ser especialmente protegida por iniciativa de seu proprietário, em caráter perpétuo, considerada de relevante importância, pela sua biodiversidade ou aspecto paisagístico, ou, ainda, por outras características ou atributos ambientais que justifiquem ações para sua criação.
A partir de 2006, a RIMA INDUSTRIAL S/A deu um importante passo para a preservação do ecossistema da região de Januária, uma das mais carentes do Estado de Minas Gerais.
A RIMA INDUSTRIAL S/A transformou aproximadamente 15.870,65 ha em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) a qual passou a se chamar RPPN Alessandra Bello Vicintin, considerada a maior RPPN do Estado de Minas Gerais.
A região onde a RPPN está inserida abriga um ecossistema sensível, as veredas, que são ambientes típicos do cerrado e localizam-se próximas às nascentes funcionando como vias de drenagem, contribuindo para a perenidade e a regularidade dos cursos d’água, visto que atuam como bacias coletoras que são muito importantes para a recarga dos rios que deságuam no alto-médio São Francisco.
Desde a sua criação, inúmeras ações vêm sendo desenvolvidas com vistas à manutenção da RPPN, tais como: aceiros no entorno da reserva; treinamento de brigadistas e voluntários para prevenção e combate a incêndios florestais; programa de educação ambiental nas escolas da comunidade e palestras sobre queimadas controladas para a associação de produtores rurais.
Em parceria com a comunidade local, a RPPN está iniciando programas sociais para o uso racional e manejo sustentável da propriedade.
Parte da RPPN está contida numa Área de Preservação Ambiental - APA do Rio Pandeiros, sendo esta APA de uso sustentável criada pela Lei 11.901, de 01/09/1995 com área de 393.060 ha abrangendo toda a bacia hidrográfica do rio Pandeiros, incluída nos municípios de Januária, Bonito de Minas e Cônego Marinho, no norte de Minas Gerais.
A APA do Rio Pandeiros, classificada como unidade de conservação de uso sustentável, tem como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de partes de seus recursos hídricos e proteger a diversidade biológica presente nas suas lagoas marginais, córregos, cachoeiras, veredas e no único pântano do estado, pois rio Pandeiros e seu pântano são considerados “berçários do Velho Chico”, sendo estes responsáveis por 70% da procriação natural dos peixes encontrados no rio São Francisco. Assim, o rio Pandeiros, que pertence à bacia do rio São Francisco (médio São Francisco), é um importante afluente da margem esquerda desse rio cuja existência e manutenção depende das veredas que o alimentam.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, Alessandra Bello Vicintin, está localizada na região do Município de Januária , sub bacia do Rio Pandeiros , ecossistema notoriamente de relevante interesse ambiental para toda a bacia do médio São Francisco, A RPPN Alessandra Belo Vicintin está localizada entre as coordenadas geográficas: 15°29′13″ e 15°14′47″ de latitude sul e 45°13′38″ e 44°57′45″ de longitude oeste.
A RPPN situa-se no domínio fitogeográfico do cerrado, que é o maior domínio de paisagem do Estado de Minas Gerais.
A diversidade faunística do Cerrado é considerada área prioritária para conservação da vida no planeta pelo World Wildlife fundation – WWF.
Avifauna rica e diversificada abrangendo espécies pisitacíformes, falconiformes, tinamiformes, galliformes entre outros.