A Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) representada pela Prof. Dra. Maria das Dores Magalhães Veloso, responsável pelo laboratório de Ecologia e Propagação Vegetativa, vem desde 2009 desenvolvendo projetos nas veredas da sub-bacia do Rio Pandeiros, dentre elas estão as veredas do Pindaibal e Buriti Grosso, ambas presentes na área da RPPN.
Vereda Pindaibal: Aspectos Ecológicos e Educação Ambiental (2009) - Download
Dinâmica do Fluxo Hidrológico em Veredas na APA do Rio Pandeiros (2009)
Programa Vereda Viva: Resgate do Passivo Ambiental em Áreas de Veredas (APA do Rio Pandeiros no Norte de Minas Gerais (2012).
No primeiro semestre de 2014, a equipe de pesquisa do Laboratório de Ecologia e Propagação Vegetativa da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), sob orientação da Prof. Drª Maria das Dores Magalhães Veloso, iniciou o trabalho na vereda através de marcação de parcelas para acompanhamento do estado sucessional da flora na vereda e plantio de árvores nativas.
O trabalho contou com a ajuda financeira e dos colaboradores da RIMA INDUSTRIAL S/A da unidade de São Joaquim para que as atividades de abertura de “picada” e plantio de mudas ocorressem da forma programada.
Os colaboradores da RPPN Alessandra Bello Vicintin ficaram responsáveis por manter as mudas de árvores no viveiro provisório até serem plantadas na vereda do Buriti Grosso e também por ajudar no plantio. Foram plantadas 7.471 árvores nativas correspondendo a 13 famílias e 18 espécies. Na Tabela 05 estão descritas as espécies plantadas.
A RPPN situa-se no domínio fitogeográfico do cerrado, que é o maior domínio de paisagem do Estado de Minas Gerais.
A diversidade faunística do Cerrado é considerada área prioritária para conservação da vida no planeta pelo World Wildlife fundation – WWF.
Avifauna rica e diversificada abrangendo espécies pisitacíformes, falconiformes, tinamiformes, galliformes entre outros.